Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, novembro 24, 2008

A Educação Ambiental e a Ética

A Educação Ambiental assenta, normalmente, em questões de responsabilidade, moderação no consumo, dependência do ser Humano na Natureza e pela forma que a trata. E se a solidariedade e o respeito fizessem parte dos conceitos explorados na Educação Ambiental? A relação com os outros e com o meio envolvente são 2 factores importantíssimos nesta abordagem:
- Dimensão cognitiva;
- Dimensão sensível;
- Dimensão social.
Não bastam os conceitos técnico-científicos, económicos e políticos; as soluções éticas são de extrema importância para todos os projectos ambientais. Os princípios básicos são 3: conhecer e basear-se na Bíblia para o cuidado com a criação, conhecer os problemas ambientais e as possíveis soluções para minimizá-los e conhecer as políticas públicas e o acesso às diferentes metodologias de intervenção sócio-ambiental.



A partir do próximo ano, iniciar-se-ão uma série de actividades alusivas a este tema. Pretende-se com estas actividades integrar a componente humana de forma ideal no ambiente para melhorar esta relação – AGIR PENSANDO NOS OUTROS E NO AMBIENTE! Por enquanto, deixo-vos este "caderno"; é uma compilação de textos de Evaristo Eduardo de Miranda, biólogo, em que são expostas as relações entre os textos bíblicos e a água. Interessante, no mínimo. De qualquer forma, esta complição poderá sempre ser vista como o estudo de um livro com muitas páginas, no que respeita à ligação dos seus textos com a água.


Nota: O Português do Brasil foi traduzido, sempre que possível, para o Português de Portugal.






Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker