Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, novembro 24, 2008

O ouriço-cacheiro




Há quem veja o ouriço-cacheiro como um verdadeiro inimigo e crie batalhas de ódio tão grandes, que podem resultar na matança deste animal à paulada (ou com o que estiver mais à mão!)!

Por essa razão, decidimos, aqui no CEA, procurar saber um pouco mais sobre este meu amigo.
Do site do ICN retiramos estas informações:


Descrição geral: Trata-se do maior insectívoro da nossa fauna, com um comprimento do corpo entre 175 a 200 mm. A cauda é rudimentar, as orelhas são pequenas e a cabeça encontra-se bem destacada do corpo. A cabeça e a superfície ventral são densamente cobertas de pêlos e o dorso é revestido de característicos espinhos, aguçados e longos, formados por anéis alternadamente claros e escuros. Esta caracteristica dos espinhos conferem a este animal uma coloração geral amarelada ou acastanhada. O peso varia de 400 a 1000g, sendo o valor mais habitual as 700g. Não apresenta dimorfismo sexual.

Habitat: Ocorre em áreas agricultadas, zonas com arbustos e sebes, matagais, em jardins de grandes dimensões e também na orla das florestas.

Actividades/Hábitos: É um animal solitário e territorial, de hábitos essencialmente nocturnos, podendo ser observado nas últimas horas do dia e ao amanhecer.

Alimentação: A dieta alimentar deste insectívoro é essencialmente composta por invertebrados (sobretudo insectos) mas também por ovos de aves, pequenos vertebrados (como por exemplo anfíbios) e frutos.

Reprodução: A época da reprodução verifica-se de Abril a Agosto, tendo a gestação uma duração de 12 a 13 semanas. Cada ninhada é composta por 4 a 6 crias.

Predadores/Competidores: Embora os espinhos constituam uma boa protecção contra a maioria dos predadores, alguns jovens ou adultos debilitados podem ser mortos por raposas, texugos ou mesmo cães. Os atropelamentos na estrada constituem um importante factor de mortalidade desta espécie.


Conhecemos também a "aventura picante" de um ouriço.


Para poder transmitir estas e outras informações, criamos uma ficha de informação sobre este amigo. Os anexos estão aqui e aqui e podem ser encontrados também na biblioteca do CEA, no tema "agricultura".



Sem comentários:

 
eXTReMe Tracker