Olá Amigos!
Bem-vindos ao meu diário na internet. Espreitem as ligações do lado direito e conheçam-me melhor, aos meus amigos e ao meu Mundo. Não se esqueçam que podem sempre deixar-me uma mensagem.
Voltem sempre e não se esqueçam de cuidar da nossa Natureza!

Topas

Querem fazer parte da nossa mailing list, para serem os primeiros a saber as novidades do CEA - AdDP? Escrevam para cea@addp.pt (assunto: mailing list) e todos os meses receberão novidades nossas!

segunda-feira, fevereiro 28, 2011

Neste fim de semana...

AEA "O Topas e o ciclo da água"
Jardim de Infância de Lodares

Uma actividade assim tão iluminada pelo sol, só pode ter corrido bem!
Vejam como foi:

AEA "O Topas e o ciclo da água"
Escola EB1 de Torregim

De roda em roda andamos nós
De passo em passo dançamos nós
E o ciclo da água aprendemos nós!

quinta-feira, fevereiro 24, 2011

AEA "Vem ser operador da ETA com o Topas"
Escola EB 2/3 de Rio Tinto

Este foi mais um dia com Rio Tinto. Será que teremos aqui futuros operadores da nossa ETA de Lever?



Cisnes a dançar

quarta-feira, fevereiro 23, 2011

AEA "O mistério da água para consumo humano"
Instituto de Ciências e Biotecnologias Abel Salazar

AEA "O Topas e o ciclo da água"
Escola EB1 de Igreja - Guisande

Estes meninos e meninas eram muito entusiastas. Souberam o ciclo da água de fio a pavio e ainda tivemos tempo para dançar uma linda dança indiana!

Como reutilizar garrafas de vidro?

Fazer delas um belo telhado!
Ora vejam aqui.

Vou dar logo uma espreitadela no Lidl a ver se consigo ver estes produtos

Rita Vegan: Produtos De Higiene Vegan De Baixo Custo No LIDL: "Todos nós sabemos que os produtos naturais e vegan não estão ao alcançe dos bolsos de todos, mas pois bem, aqui deixo uma solução para a no..."

Vermicompostagem "espe(a)cial"!



(achando um exagero a mensagenzinha deixada no pobre feijão!)

terça-feira, fevereiro 22, 2011

Quem quer cozinhar?

A Taste of Vitality - Vegan Cooking:
http://www.mediafire.com/?a7tfwexi3hltvbb

...Receitas para coisas doces:
http://www.mediafire.com/?r5wmhde3hs0eaa6

Delícias da Soja:
http://www.mediafire.com/?rcdrvfibrxrar0d

Soja e Companhia: 72 receitas:
http://www.mediafire.com/?vf8lsbow8ocommo

Receitas Vegetarianas: 100 sugestões:
http://www.mediafire.com/?yim883q3quvl3ma

Vegan On The Cheap:
http://www.mediafire.com/?1xakxhkfnkh5nka

Sweet Utopia Simply Stunning Vegan Desserts:
http://www.mediafire.com/?m05vyvy7osy564n

SECAR ERVAS AROMÁTICAS

COLHEITA
A maioria das ervas estão prontas para serem colhidas apenas quando os botões florais aparecem pela primeira vez. As folhas contêm a quantidade máxima de óleos voláteis, nesta fase de crescimento, dando maior sabor e aroma ao produto acabado.

As ervas devem ser colhidas no momento adequado do dia, no início da manhã, pouco antes de o sol começar a aquecer o ambiente. As suas fragrâncias tornam esta tarefa matinal bastante agradável.

As ervas anuais podem ser cortadas severamente durante a época de colheita. Usando uma faca afiada ou tesoura de poda, corte um pouco acima de uma folha ou um par de folhas, deixando 4 a 6 cm do tronco para o crescimento posterior. No entanto, se uma erva anual é cultivada para dela obtermos a sua semente, então esta não deve ser cortada. Nestes casos, devemos permitir que as plantas amadureçam completamente e só depois é que podemos colhê-las. As sementes devem ser colhidas quando estão a ficar castanhas e devem-se secar num tabuleiro com uma malha de arame muito fino.
As ervas de folha persistente não devem ser cortadas tão fortemente como as anuais. Apenas cerca de um terço do crescimento do topo devem ser removidos de cada vez e, em alguns casos, apenas as pontas de folhas devem ser removidas. Uma poda cuidadosa assegura que um novo crescimento terá lugar e que o sistema de crescimento compacto será mantido.

A maioria das ervas de folha persistente estarão prontas para ser colhidas antes ou ainda durante o início de Julho, com uma segunda colheita a ser possível em Setembro, nos casos de ervas como o estragão e orégãos.

SECAGEM
As ervas devem ser frescas e limpas antes da secagem e armazenamento. Para limpar, deverá lavá-las em água fria e deixar escorrer sobre uma toalha de papel. Depois, faça raminhos e pendure-os num local escuro, quente e arejado. Dependendo da temperatura e humidade, a secagem demorará cerca de 2 a 4 semanas até estar concluída.

Se as ervas possuírem um caule muito curto para pendurar ou se pretendemos secar folhas individuais, então devemos secá-las num tabuleiro de rede. Os tabuleiros devem ser mantidos num local escuro, quente e arejado, até que as ervas sequem.

A secagem feita através de areia de sílica, muito utilizado na secagem de flores também é possível. A areia de sílica atrai a humidade dos tecidos das plantas deixando intacta a sua estrutura original. Qualquer recipiente serve, desde que seja grande o suficiente para que as ervas sejam cobertas pela areia. Coloque uma camada fina de areia de sílica no fundo do recipiente, depois coloque as ervas por cima da areia sem sobrepô-las umas às outras, cubra-as com mais areia de sílica e coloque o recipiente numa sala quente. Pode levar entre 2 a 4 semanas até que as ervas fiquem completamente secas. Uma vez secas, retiram-se da areia e colocam-se em recipientes de vidro.

Com um forno a gás, eléctrico ou mesmo com um microondas podemos acelerar a secagem das nossas ervas, contudo, devemos tomar algumas precauções porque o sabor, os óleos e as cores das ervas podem perder-se caso sequem rapidamente a uma temperatura elevada.

Quando secar com um forno convencional, coloque as folhas numa panela rasa, a uma temperatura de 80ºC durante cerca de 3 a 4 horas com o forno aberto.

Se usar um microondas, coloque as folhas sobre um prato ou toalha de papel, seleccionando a potência para alta durante 1 a 3 minutos, e virando as ervas a cada 30 segundos.

ARMAZENAMENTO
As ervas aromáticas devem ser guardadas em frascos hermeticamente fechados, em local fresco e seco. Se a totalidade dos ramos estiverem secos, solte as folhas e triture-as para dentro dos frascos. As ervas devem estar completamente secas, senão irão formar uma pasta. Mantenha os frascos longe da luz e do calor, já que ambos irão destruir a qualidade das ervas.

Existem outros métodos para conservar as nossas ervas. Muitas poderão ser congeladas com sucesso, e conservar a sua frescura depois de serem descongeladas. Se optarmos pelo congelamento, as ervas após serem colhidas e lavadas, devem ser fervidas durante 1 a 2 minutos e depois esfriadas em água gélida. Depois de escorrida a água, coloque as ervas num pacote e congele-as.

Algumas aromáticas como a salsa, o cebolinho e o manjericão podem ser amassadas com uma pequena quantidade de água no liquidificador e em seguida congeladas numa bandeja de cubos de gelo. Posteriormente, podemos colocar os cubos num saco de plástico para usá-los na confecção de sopas e molhos.

Os vinagres de ervas também são popularmente utilizados com as ervas caseiras. Para fazer o vinagre, coloque as ervas numa jarra ou garrafa, cubra com vinagre branco e armazene-a num local fresco e seco. Após uma maceração de 4 a 6 semanas, o vinagre pode ser decantado em garrafas pequenas.

Fazer um Potpourri também é uma ideia bastante interessante, e consiste em fazer uma mistura de ervas secas e pétalas de flores, preservando as fragrâncias aromáticas dos meses de verão. A maioria dos Potpourris começam com rosas secas e lavanda como base, às quais se adicionam outras ervas secas. As ervas usadas dependem da preferência pessoal e disponibilidade; algumas escolhas populares incluem: manjericão, manjerona, erva-cidreira, gerânio perfumado, tomilho, alecrim e hortelã. Para fazer um Potpourri comece por misturar 4 a 6 copos de várias pétalas e folhas secas numa tigela grande. Adicione uma colher de sopa de cravos inteiros, canela ou gengibre. Para fazer com que mistura de ervas dure mais, adicione um estabilizador, como a raiz de cálamo ou raiz de lírio. A mistura deve ser armazenada em frascos com tampas bem apertadas e deve ser agitada ou mexida ocasionalmente. Após 4 ou 5 semanas, a mistura Potpourri pode ser colocada em potes ornamentais ou saquetas.


Fonte: http://www.plantarportugal.org/sta

Os falsos biológicos!

Ora, como não podia deixar de ser, tinha de aparecer uma notícia deste género: certificados falsos!

AEA "Vem compostar com o Topas"
Colégio Oceanus

Lindas lindas estas crianças!
De número em número lá foram elas conhecendo a compostagem e todos os seus trabalhadores.
E a manhã não podia acabar de melhor forma: cantamos os parabéns ao Ismael, pois hoje é o dia do seu aniversário. Parabéns querido Ismael. Espero que faças bom proveito do presente que te dei - um livro é sempre um presente muito bonito, não achas?

segunda-feira, fevereiro 21, 2011

O que fazer aos artigos anti-ambiente que temos lá em casa?

Adorei esta postagem no Kind Life. Se temos casacos ou malas ou outros artigos de pele em casa, o que lhe podemos fazer? Usar ou deitar fora?

Stefano Mancuso: As raízes da inteligência das plantas

Ecovilas e Permacultura



AEA "O Topas e o ciclo da água"
Centro Escolar de Lobão - Corga do Lobão





Que grupos maravilhosos os da tarde de hoje.
Nunca me irei esquecer destes meus amigos!

123
Sentadinhos à chinês
456
O resto já vós sabeis!

AEA "Vem ser cientista com o Topas"
Escola Básica do Seixo



Ah! Que belo grupo este. Adorei ver estes futuros cientistas a trabalhar.

sexta-feira, fevereiro 18, 2011

Recordações de uma AEA no CEA em Janeiro

Os meus amiguinhos de Vila Verde enviaram-me os desenhos feitos no Jardim, após a Acção de Educação Ambiental realizada no CEA. Ora vejam que bonitos:

















quinta-feira, fevereiro 17, 2011

A Maria Rita do meu coração...

Infelizmente, ontem tive a confirmação do que já desconfiava. A Maria Rita (última fotografia)morreu. Foi atropelada no centro de Lever há cerca de 3 semanas. Nada mais me apetece dizer, a não ser que espero que esta minha amiga cadelinha esteja em paz...

AEA "Vem ser operador da ETA com o Topas"
Escola EB 2/3 de Rio Tinto
(manhã e tarde)

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

AEA "O Mistério da água para consumo humano"
Escola Secundária de Rio Tinto

Infelizmente, esta instituição não nos deu autorização para a publicação das fotografias tiradas no decorrer desta Acção de Educação Ambiental.

A música e os resíduos - como se fossem resíduos "musicados"

Limonete

O que fazer quando se encontra um animal abandonado?

Aqui, consegui saber tudo sobre este assunto.

Você encontrou um cachorrinho abandonado, uma ninhada de gatinhos, resgatou um animal atropelado. E agora, o que fazer com ele?
Muita gente pensa que está fazendo uma ótima ação tirando o animal da rua e encaminhando-o para um protetor independente, uma ONG ou um abrigo. Não é assim. Todos estes estão sempre no limite de sua capacidade física, financeira e de tempo, lutando para sobreviver e manter os muitos animais de que já cuidam.
Abrigos, inclusive, são um capítulo à parte: entregar um bichinho para um desses lugares é condená-lo a uma vida de privações, falta de espaço e de chances quase nulas de encontrar um dono e uma casa. Assim, se você quer realmente ajudar, não empurre o problema adiante, resolva-o. A responsabilidade pelo animal que resgatou e encontrou é sua. Mas aqui vão lgumas dicas para te ajudar nesta empreitada tão gratificante no final!


Resgatei o animal. O que faço agora?

• Leve o animal imediatamente a um veterinário, mesmo que ele pareça saudável. Se você tiver outros animais em casa, isto é ainda mais importante. Afinal, ele pode estar com doenças incubadas, e problemas que só o veterinário pode detectar;


• Vermifugue-o, mesmo que pareça estar tudo bem;
• Se ele estiver em boas condições de saúde, o passo seguinte, alguns dias após a vermifugação, é castrar e vacinar. NÃO SE DOA ANIMAIS NÃO CASTRADOS, nem mesmo para pessoas conhecidas. O grande número de animais abandonados se deve justamente à falta de um controle populacional e ao desconhecimento do que é posse responsável. Para ter uma idéia, uma cadela não castrada pode gerar, em 6 anos, 64.000 descendentes e uma gata, em 7 anos, 420.000. É uma progressão geométrica absurda, e naturalmente não há lares para tantos animais.
• Não esqueça que do momento do resgate à entrega para seus novos donos, o animal estará sob sua responsabilidade. Isto inclui fornecer a alimentação e lar transitório, além de bancar os custos veterinários e outros. No caso de ser impossível manter o animal em sua própria casa - o que sai naturalmente mais barato uma opção é deixá-lo em um hotelzinho ou clínica veterinária até a adoção.


Ele está ótimo, pronto para ser adotado. O que eu faço agora?
• Fotografe o animal - para adiantar, isso pode ser feito no momento do resgate, até mesmo para mostrar como o animal era e como ficou -, faça um cartaz e anuncie-o em pet shops, clínicas veterinárias e outros locais à sua escolha;
• Divulgue para seus familiares, amigos, conhecidos;
• Crie um anúncio para veicular na internet. Existem sites próprios para isso


• Veja no menu Links uma lista de sites para anunciar o animal


• Leve-o a feiras de adoção. No caso de cachorros, as feiras são o caminho mais indicado, ao passo que a internet funciona muito bem com gatos. Lembre-se que as feiras só aceitam os
animais se estiverem castrados e vacinados.


Como eu escolho o novo dono do animal?


O processo de adoção requer alguns cuidados. Você deve entrevistar o candidato à adoção, para ver se ele não está agindo por impulso, se já foi e será um bom dono e se cuidará bem do animal até o fim da vida deste. Algumas perguntas básicas:


• Nome, endereço, telefones, comprovante de residência.
• Todos na família estão de acordo com a adoção?
• Mora em uma casa segura, da qual o animal não possa escapar? No caso de gatos, essa questão é ainda mais importante. Se for um apartamento, é preferível que ele tenha redes de proteção nas janelas, para o animal não cair.


• Tem noção dos custos da manutenção de um animal
• Já teve ou tem animais? O que aconteceu com eles


• Quantas horas por dia o animal ficará sozinho? E quem tomará conta dele se a família viajar?
• Um animal vive ao redor de 12 anos. Está preparado para esse compromisso


Finalizando a adoção.


• O adotante deve assinar um termo de responsabilidade, que serve como uma garantia de que cuidará bem do animal até o fim da vida deste;


• Esteja disponível para qualquer eventualidade que aconteça com o bichinho e a pessoa que o adotou, inclusive para o caso de


devolução. Isso também pode acontecer, principalmente se não for feita uma boa 'triagem' ou análise prévia do adotante.


Veja no link Protetores um modelo de termo de responsabilidade


Agindo desta forma, você estará fazendo a sua parte de forma equilibrada e responsável. Parabéns pela coragem de tomar essa iniciativa!




MÁTERIA DA PROTETORA SILVANA DE SÃO PAULO - AMIGA NA REDE DE PROTEÇÃO ANIMAL.


Modelo de termo de responsabilidade





TERMO DE ADOÇÃO




O termo de responsabilidade é utilizado por grande parte dos protetors. Sugerimos que você imprima 2 vias, coloque um carbono no meio, e entregue para o adotante ler, preencher com todos seus dados e assinar.


A primeira via deve permanecer com você, e a cópia, com o adotante.


Algumas feiras de adoção fornecem seus próprios termos.




Adoção de animal - TERMO DE RESPONSABILIDADE






Eu, _____________________________________________________________, RG ___________________ e CPF ___________________, residente e domiciliado à _______________________________________________________________ Bairro ___________________ CEP _____________ Cidade __________________ Estado ___ Telefones: Res. (___)_____________ Com. (___)_____________ Celular (___)_____________ e ainda com o e-mail: _______________________________________, estou assumindo responsabilidade total sobre o animal de nome _______________________, idade: __________, espécie: sim não, vacinado: sim fêmea, castrado: macho felina, sexo: canina Múltipla). Raiva e não (


Ao assumir a responsabilidade sobre este ser vivo, entendi estar sob as sanções da Lei Federal 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 (Lei de Crimes Ambientais) e da Lei Municipal 13.131 de 18 de maio de 2001 (Lei de Posse Responsável). Entendi que abandonar, soltar, deixar fugir, não alimentar, acorrentar, bater, amedrontar e deixar acasalar indiscriminadamente são formas de maus tratos com pena prevista na lei. Assumo, a partir deste momento, a educação e bem-estar desta vida, assim como os encargos totais com sua saúde. Entendi que a responsabilidade e os encargos financeiros de vacinações, tratamentos, cirurgias, consultas médico-veterinárias, bem como qualquer gasto ou necessidade de qualquer natureza referente a este animal, a partir da adoção – exceto a castração e as primeiras doses de vacinas - são exclusivamente meus, e que devo procurar um médico veterinário de minha confiança para o que for necessário. Comprometo-me a levá-lo para consulta veterinária no mínimo uma vez por ano (vacinas polivalente e anti-rábica) e sempre que preciso; comprometo-me a providenciar a Placa de Identificação fornecida e exigida pela Prefeitura de São Paulo (caso o animal ainda não a possua) e a colocar redes de proteção nas janelas e sacadas, ou telas que impeçam a passagem do animal para as vias públicas. Estou ciente, e aceito, que o animal adotado pode ser visitado em qualquer época pelo doador ou por seu representante e que, se verificados maus-tratos de qualquer espécie, o animal poderá ser retirado de minha guarda imediatamente, e que incorrerei nas penas previstas nas Leis. Entendi que, em caso de não poder permanecer mais com o animal, devo comunicar o fato ao doador, e jamais doá-lo sem a anuência do mesmo. Entendi que nenhuma das minhas obrigações aqui assumidas acarreta qualquer ônus para o doador. Todos os meus familiares estão de acordo com esta adoção e compreendem que o animal viverá no mínimo por 10 anos. Assim, assumo a total responsabilidade pelo seu bem-estar na juventude e na velhice, na saúde e na doença.


Ciente e aceito, _____________________________________


Data:


Testemunhas:
(nome e assinatura)


Doador: _____________________________________________________


Tels: ______________________ E-mail: ___________________________

terça-feira, fevereiro 15, 2011

AEA "O Topas e o ciclo da água"
Externato Jardim Flori

Infelizmente, esta intituição não nos deu autorização para a publicação das fotografias tiradas no decorrer da AEA de hoje.

Ai que amigo lindo!

Adoro quando tenho estas visitas "insectívoras"!

AEA "Porque não se afundam os peixes?"
Jardim de Infância das Areias



Adorei conhecer estes meus amigos.

De número em número
estes meus amigos contaram
para conhecerem os peixes
nunca se enganaram

Até à próxima visita!

Este fim de semana...

... decorreram as actividades do nosso primeiro Domingo especial!
Querem ver como foi?

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

EXTRA! O CEA abrirá ao fim de semana

Nos segundos e quartos Domingos do mês, o CEA abrirá as portas ao público.
O horário passará a ser o seguinte:
10:00 - 12:30
15:00 - 17:30

Têm sempre de pré-marcar a vossa visita e já sabem que terão sempre actividades à vossa espera.
Além disso, agora já será possível fazerem visitas à ETA de Lever nos dias estipulados.
Assim, aqui fica o calendário das actividades para este mês de Fevereiro:

13 de Fevereiro - 10:15 - O Topas conta um conto (CEA)
15:15 - O Topas ajuda-te a fazer moinhos de papel (CEA)

27 de Fevereiro - 10:15 - Visita à ETA de Lever (ETA)
15:15 - Visita à ETA de Lever (ETA)



NOTA IMPORTANTE relativamente às actividades que decorrem no CEA:
- As actividades no CEA estão reservadas nos dias estipulados mensalmente
- A entrada nas instalações, bem como a actividade, são gratuitas.
- Temos capacidade para receber 25 pessoas.
- Estas actividades estão indicadas para grupos familiares.
- Não poderão participar crianças com idade inferior a 9 anos sem a presença de um adulto.
- Tem duração de cerca de 1h30.
- A inscrição é feita por email (
cea@addp.pt e lazevedo@addp.pt). Este pedido tem de ser enviado até à Quinta-feira anterior à data das actividades.
- Na Sexta-feira anterior à data das actividades será enviada a confirmação de visita pelo CEA-AdDP.
- As actividades iniciam imperativamente às 10:15 e às 15:15.
- A confirmação da inscrição só é válida aquando do envio do Termo de Responsabilidade e a ficha de inscrição devidamente preenchidos.




NOTA IMPORTANTE relativamente às visitas à ETA de Lever:

- As visitas à ETA de Lever ao fim de semana estão reservadas nos dias estipulados mensalmente.
- A entrada nas instalações, bem como a actividade, são gratuitas.
- Temos capacidade para receber 15 pessoas.
- Os participantes devem ter idade igual ou superior a 16 anos.
- A visita à ETA de Lever ao fim de semana não inclui a passagem pelo Laboratório.
- A visita tem início nas instalações do Centro de Educação Ambiental, situado no mesmo complexo, onde é feita uma breve apresentação, após a qual seguem para a ETA de Lever. Os participantes devem trazer calçado e vestuário adequado, já que a visita inclui passagem por espaços exteriores, sujeitos às intempéries.
- Tem duração de cerca de 2h, podendo variar mediante questões que sejam colocadas, ou uma explicação mais exaustiva de um ou outro processo, de interesse da instituição que nos visita.
- A inscrição é feita por email (
cea@addp.pt e lazevedo@addp.pt). Este pedido tem de ser enviado até à Quinta-feira anterior à data da visita.
- Na Sexta-feira anterior à data da visita será enviada a confirmação de visita pelo CEA-AdDP.
- As visitas iniciam imperativamente às 10:15 e às 15:15.
- A confirmação da inscrição só é válida aquando do envio do
Termo de Responsabilidade e a ficha de inscrição
devidamente preenchidos.

O linho que a Tupilde tanto gosta para os seus trabalhos manuais

BE LINEN MOVIE from Benoit MILLOT on Vimeo.

A cortiça tem varidiassímas funções

Vejam estes prédios forrados a cortiça.

O tricô e a solidariedade

Adorei conhecer este projecto. Faz lembrar o nosso. Um bem haja a estas iniciativas.

Burras Mirandesas em Gaia

Miranda do Douro chegou a Vila Nova de Gaia, através de 2 burras lindas. Mal tenha oportunidade, vou visitá-las!

AEA "O Topas e o ciclo da água"
Jardim de Infância Portelinha nº2

Sabem que além dos meus pequenos amiguinhos, os professores que trazem os grupos também são meus amigos?
Adoro quando voltam, ou com as mesmas crianças ou com novos alunos.
E as professoras que vieram hoje já são repetentes. Gostei muito de as rever e de conhecer estes meus novos amiguinhos. Foi um belo ciclo da água. E ninguém se molhou!

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Facebook - Topas AdDP

Ora, há coisas que acontecem, não se sabe muito bem porquê.
Ontem à tarde, a conta do Facebook do Topas foi desactivada pelo Facebook.
Já foi enviado um email para os serviços deste site, na expectativa de saber quais as razões que levaram a esta conta ser desactivada.
Aguardamos a resposta e até lá, já sabem, qualquer notícia ambiental, será dada através deste blog.


10/02/2011
Actualização:
Resposta envida pela representante do Facebook»

Olá,

Os perfis do Facebook são destinados a representar indivíduos e não devem ser usados para representar outras entidades. Pedimos desculpas pelo incómodo que isso possa causar, mas não vamos poder reactivar esta conta. Se pretendes usar o Facebook para manter a presença da tua banda, empresa, grupo ou organização, deves considerar as opções abaixo.
(...)
Infelizmente, não podemos oferecer mais informações para este problema.
(...)
Agradecemos a tua compreensão,

Beatriz
User Operations
Facebook

AEA "Mistério da água para consumo humano"
Escola EB 2/3 Couto Mineiro Pejão

AEA "Mistério da água para consumo humano"
Escola Secundária Infante D. Henrique
Escola EB 2/3 e Secundária de Baião

VELAS!

Finalmente, consegui encontrar a receita ideal para fazer velas de óleo usado.
Não é uma lamparina. É uma vela!
A receita? Estará numa oficina que não demorará muito a acontecer aqui no CEA.

velaEcológica

segunda-feira, fevereiro 07, 2011

Obras necessárias...

... para que os nossos visitantes se sintam em casa:

Mais uma edição do curso de primeiros socorros pedriáticos

quinta-feira, fevereiro 03, 2011

Livro do mês - Fevereiro

floresta livros



Este mês é a vez dos Carvalhais (Os Carvalhais - um património a conservar), até porque anda muita gente a queixar-se da ausência de bolotas.
Sabem porque sucede isto?

Novo parque de estacionamento para aves

Piadinha!
Obrigado Sr. J. por esta ideia!


Gaivotas

quarta-feira, fevereiro 02, 2011

AEA "Mistério da água para consumo humano"
Escola Secundária da Boa Nova

EscolaSecundáriaBoaNova_2_02_2011 008

AEA "Mistério da água para consumo humano"
Escola Secundária Camilo Castelo Branco

EscolaSecundáriaCamiloCasteloBranco_2_02_2011 004 (5)

Muito obrigado Eurico, pela simpatia e pela disponibilidade nas explicações tão preciosas.

terça-feira, fevereiro 01, 2011

AEA "Vem ser cientista com o Topas"
Escola Básica e Secundária à Beira Douro

Afinal o que é a água?

AEA "O Topas explica-te o que é a água"
Escola Básica do Seixo



Um grupo cheio de estusiamo. Gostei!

 
eXTReMe Tracker